quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A socialização do Centro de Convivência

O Centro de Convivência da Universidade de Fortaleza -UNIFOR se tornou um espaço de maior frequentação dentro do campo acadêmico, a interação dos alunos e a diversidade de opção durante os intervalos da sala de aula , fez do local um dos pontos preferencial pelos acadêmicos.
Aqui podemos encontrar amigos, conversar sobre tudo, o que na sala de aula fica difícil afirma a estudante de psicologia, Ana Maria.
Os alunos contam com uma diversidade de opção, no centro é possível encontrar um pouco de tudo , entre lojas de artigos , agência de viagens, Lan house, e uma praça de alimentação para todos os gostos, propicia aos alunos um ponto de encontro de amigos e um ciclo de amizades com alunos de áreas diferentes.
O clima é de descontração, pessoas transitando de um lado para outro, um lugar ideal á sociabilidade dentro com campo acadêmico. Para a estudante de comunicação , Ester Mello diz já ter feito muitas amizades com alunos de áreas diferentes, e ao meio de risos, afirma ser um ótimo lugar para a paquera.
A universidade também colabora para essa sociabilização dos alunos, dentro do centro funciona uma videoteca direcionada para aulas acadêmicas, mas toda sexta-feira fica reservado para os acadêmicos assistirem cinema, e o interessante é que os alunos fazem a escolha de filmes e a própria UNIFOR aluga esses filmes gratuitamente
Os alunos podem aproveitar todas ás sexta-feira entre 11:00 e 17:00hr.

domingo, 16 de setembro de 2007

Qual será a credibilidade dos blog ?

Este artifício da informação nos levanta uma questão bastante relevante, sobre a ética e a responsabilidade em propagar uma notícia. O que se observa é um interesse crescente de pessoas, em entrar no campo mediático através de blog jornalísticos e fazer dele um diário particular, subestimando a capacidade de fazer, manipular e até conscientizar através da notícia.
O que poderia ser usado como uma ferramenta do jornalismo, dentro do campo mediático, proporcionando uma abertura para debate e entretenimento entre jornalistas e leitores. Hoje os ´´blogreiros`` de plantão assumiram esse papel, sem nenhuma conscientização da responsabilidade em propagar uma notícia, concordo que todos deveria ter espaços abertos para discussão e reflexão, o que fica a Insatisfação e Revolta e ver que os blog que se dizem ´´jornalísticos`` publicarem notícia sem nenhuma apuração real dos fatos, falta a responsabilidade exercida por um profissional capacitado.
Basta visitar uns dos muitos blog jornalísticos por aí, e ver que no meio de informações importantes, que muitas vezes são copiados de jornais e outros meios de comunicação, estão inseridos opiniões, juízo de valor e até percepção próprias sobre fatos e acontecimentos, isso só colabora para a distorção da notícia. O que de fato deveria ser um campo de interação com a participação do público, essa ausência de valores só acaba influenciando para um jornalismo mal produzido.
E esse papel é assumido cada vez mais por blogreiros sem nenhuma conscientizarão política. Existem bons blog e até excelentes, elaborados por bons profissionais, não só jornalistas, mas pessoas conscientes do real papel que estão exercendo. Mas ´´notícia`` é coisa séria, tem que ser elaborada com um alto grau de veracidade e comprometimento ético e social, principalmente nas informações de interesses públicos. Tem que ser levado em consideração, qual o público a ser atingido, quem são as pessoas envolvidas, qual vai ser a conscientização a ser passada dentro da sociedade. Na questão do blog jornalístico, deveria ser usado como um ferramenta do jornalismo digital , onde propicia a participação do público, e não distorcer e por fim, ridicularizar esse forma de comunicação.
Não se tem aqui a pretensão em restringir a elaboração da notícia apenas aos ´´jornalistas``, mas enfatizar a conscientização e responsabilidade que deve ser assumida na elaboração dessa notícia.